quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Checagem: Construindo a Excelência.


Aula Master para a Triologia Fundamental.


     Na aula Master de hoje, meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, transmitiu conhecimentos sobre os três Níveis iniciais do Sistema Ving Tsun. Ao fazer breves comentários sobre Siu Nim Tau, Cham Kiu e Biu Ji, um ponto em comum  chamou minha atenção: a checagem. 

     Si Fu esclareceu à todos os presentes sobre a importância de checar cada movimento para que o corpo compreenda o que se pode extrair de cada um deles . As sequências dos Níveis são objetos de estudo e não apenas movimentos coreografados, e realizá-los de forma precipitada, sem a compreensão de como cada movimento é a preparação para o próximo, é como correr sem controle, é perder a oportunidade de apreciar o material de estudo.



Fernando Pinheiro: prática do Siu Nim Tau.


     Há na prática das sequências dos três níveis, uma gradação quanto aos graus de checagem. O Siu Nim Tau prepara para o Chan Kiu, e este nível possui muitos dispositivos de checagem, de pontos de verificação. Ele é igualmente uma preparação para o Biu Ji, que deve começar de imediato, de forma bombástica, sem tempo para justificativa. O que não significa que não exista a checagem, a diferença é que o Nível Superior Inicial tem dispositivos corporais que, por sua natureza, deixam ainda mais evidente sobre como está o Kung Fu do praticante com relação aos Níveis anteriores. Esta característica é fundamental para compreender como é importante a passagem de Nível: para que se torne mais claro ao praticante como está a sua expressão pessoal com relação aos Níveis anteriores. Ao revisitar, praticar e checar cada Nível,  joga-se uma lente de aumento, que irá enriquecer o Kung Fu. 

     E realizando um paralelo com qualquer coisa que fazemos na vida, muitas vezes, quando algo "não deu certo" é porque provavelmente não checamos como deveríamos. Fazendo tudo de qualquer jeito dificilmente teremos um bom resultado. 

     A prática constante de lançar um olhar atento a tudo, de realizar com excelência, do ato mais simples ao mais sofisticado, checando o tempo todo, estando presente a cada movimento realizado na vida, é uma ferramenta valorosa na busca da excelência.



Antônio Henrique  (frente) e Carlos Antônio (ao fundo). Prática de Cham Kiu.







Nenhum comentário:

Postar um comentário