segunda-feira, 1 de maio de 2017

Kung-Fu e a força de um sonho.





"Os sonhos que eu tenho coloquei neste chão que você está pisando, portanto, sempre que pisar neste chão, pise com cuidado. Você está pisando nos meus sonhos".
                                          
                                         Mestre Sênior Júlio Camacho ( Líder do Clã Moy Jo Lei Ou).

                      (Trecho do discurso de inauguração do primeiro Núcleo em Jacarepaguá 1995).




Esta postagem, é um breve relato sobre parte da obra que nasceu de um sonho. De alguém que ousou acreditar e inspirar, ou em uma frase que ele usou para homenagear Grão Mestre Leo Imamura por ocasião de seu Aniversário, "o senhor não faz ideia o quanto afeta a vida das pessoas". Sim, o sonho do meu Si Fu fortalece nosso Clã, amplia nossos horizontes, inspira o crescimento do nosso Kung-Fu. O sonho do Mestre Sênior Júlio Camacho, e o que ele representa para mim, é o personagem principal deste Blog.



O sonho é uma vontade permanente, viva, constante, que não se apaga, seja  na menor ou maior dificuldade. Ele integra não apenas a História pessoal de quem sonha, mas da Humanidade quando é capaz de afetar a vida das pessoas para movê-las em uma direção, não idêntica mas comum às suas aspirações. Não raras vezes, o sonho foi a força motriz geradora do desenvolvimento da justiça e da fraternidade humana.


Um exemplo mundialmente conhecido foi a Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, um marco na luta por direitos civis dos negros nos Estados Unidos, quando o Reverendo Martin Luther King proferiu a 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial o famoso discurso "I have a dream". O sonho que ecoou na capital da América ainda vive nos corações daqueles que por todo o mundo lutam pela igualdade entre os homens.





Foto Histórica: Si Fu em frente ao outdoor do Núcleo Jacarepaguá. Ano 2002.




Geralmente, os sonhos são feitos de difícil realização. Existem obstáculos que precisam ser superados e não raro, muitas pessoas desistem pelo caminho. Muitos sonhos são construídos em bases frágeis, e ao não serem concretizados, fica a falsa impressão da impossibilidade de  que um dia eles pudessem se tornar reais, como se os sonhos fossem construídos em nuvens o que sobrasse ao fim de tudo fosse apenas o chão duro da realidade.




Si Fu durante a abertura do San Toi. Núcleo Barra. Ano 2016.





Em seu discurso por ocasião da inauguração do primeiro Núcleo da Moy Yat Ving Tsun Martial Inteligence em Jacarepaguá no ano de 1995, Mestre Sênior Júlio Camacho esclareceu aos presentes a importância do que havia ali, não se circunscrevia apenas ao local físico, mas deixou clara a sua relação com o que aquele local representava, da importância que há em respeitar um sonho realizado, e porque não, o de também ser inspirado por ele.





Si Fu fala aos presentes durante a Primeira Cerimônia Tradicional da Família Moy Jo Lei Ou. Ano 2003.



A importância da capacidade em avaliar cenários, apoiar-se no potencial que cada situação oferece, desenvolver uma atenção cuidadosa, são algumas das ferramentas para que alguém consiga realizar seus sonhos. Não é uma busca fora de si mesmo, mas um reencontro consigo, com aquilo que se pode realizar através das competências que se tem ou que se venha a adquirir com o desenvolvimento de seu Kung-Fu. Como na frase de Mário Quintana: "sonhar é acordar-se para dentro".



Inauguração do Núcleo Méier. Foto 2012.





O Kung-Fu é uma habilidade incorporada à personalidade da pessoa, desenvolvida através de um Sistema que leva o praticante à experimentar estímulos em cenários que propiciam o seu desenvolvimento, sendo a Vida Kung-Fu o meio adequado a todo este acesso, em constante movimento, formando novas lideranças.



Inauguração do Jiu Pai da Família Moy Fat Lei. Foto 2016.




Se o sonho é o ponto de chegada de uma estrada chamada esperança, um Sistema de Kung-Fu é como o combustível introduzido no tanque de um carro que nos conduzirá por esta mesma estrada. Este carro que caminha através dos anos é a Vida, quem está no volante somos nós. Chegar ao fim da estrada esperança com o sonho realizado ou não, dependerá do quanto de Kung-Fu nossa vida foi abastecida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário