terça-feira, 23 de abril de 2019

Zelo: A forma Kung Fu de amar.




Si Fu e eu, em seu escritório no Núcleo Barra da Tijuca.





Aprendi com meu Si Fu, Mestre Senior Júlio Camacho a importância do zelo e como ele se manifesta como uma forma de amor pelas pessoas.
Culturalmente os povos ocidentais relacionam a palavra amor a algo que está mais ligado ao íntimo do ser humano, algo voltado para dentro: é uma manifestação que ocorre no interior do ser, envolvendo emoções como, alegria, tristeza, euforia, prazer, dor, ou seja, diversas manifestações que falam mais sobre quem sente do que sobre a quem o sentimento é dirigido.




Décadas de Amizade e Prática de Kung Fu: Daai Sihing, Mestre Qualificado Leonardo Reis, recebe o abraço do Si Fu pela passagem de seu Aniversário, durante Seminário sobre Siu Nim Tau. 




Sem dúvida isso leva à distorções sobre o outro a quem se ama, ou se acredita amar, muitas vezes   idealizado por um sentimento, correspondido ou não, gerando sobre o outro expectativas que nem sempre podem ser correspondidas porque não há uma leitura para fora, e sim uma formatação prévia feita por alguém, por dentro. É uma relação injusta por imputar ao outro certa responsabilidade sobre o sentimento que se nutre internamente.
O zelo, em uma perspectiva estratégica chinesa,  é uma forma de "amar para fora", porque através dele se faz uma leitura do outro totalmente despida de expectativas e preconceitos. O objetivo desta leitura é encontrar a melhor forma de ajudar a pessoa a desenvolver seu Kung Fu, ou seja, desenvolver sua natureza humana, seus talentos, seus potenciais. É um olhar cuidadoso capaz trazer para si, assim como ajudar desenvolver no outro, o auto conhecimento e poder pessoal gerados por esta verdadeira prática de empatia.




Formando novas lideranças: Si Fu observa seu To Dai, Mestre Qualificado Thiago Pereira, durante encontro no Núcleo Barra.



 É como elo de uma corrente, que o agente do zelo mobiliza quem está sendo cuidado, podendo este vir a se tornar, caso queira, um novo agente, novo elo desta corrente. O zelo se materializa como um processo de humanização através do cuidado atencioso com o outro.




Si Fu e eu em frente ao Restaurante China Garden em SP, por ocasião do Aniversário de 54 Anos do Si Gung Leo Imamura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário