terça-feira, 5 de outubro de 2021

A inteligência que o movimento carrega.

Si Fu orienta seus Discípulos durante prática do Nível Superior Final.


      Na prática de hoje, meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, transmitiu à nós, seus Discípulos durante a prática do Nível Superior Final, a importância que há na compreensão dos movimentos. Um To Dai de  Kung Fu maduro não se limita a reproduzir movimentos corporais como se fosse uma espécie de coreografia marcial. Há uma busca de entendimento sobre como o próprio corpo se expressa legitimamente através de uma sequência lógica, manifestando sua expressão pessoal e tendo como objeto de estudo movimentos marciais.

     Saindo de uma simples reprodução sequencial de movimentos para uma lógica racionalmente coordenada, o praticante lança seu olhar e desenvolve seu intelecto sobre uma inteligência ancestral, recebida de seu Si Fu, legatário de uma secular tradição de Mestres. 

      A sequência do Nível Superior Final exige um grau de compreensão, que coloca um espelho diante do praticante, mostrando exatamente em que momento ele se encontra na caminhada de desenvolvimento de seu Kung Fu. É desafiador desenvolver o próprio corpo como uma unidade harmônica, onde um primeiro movimento desencadeia o próximo, estabelecendo um todo realizado pelas partes. As facas denunciam de forma absolutamente clara sobre quem é quem. 

      Um grupo de movimentos que devem ser a síntese daquilo que se tem como inteligência corporal, como Kung Fu. Tudo deve ser resolvido de forma pronta e precisa, não há tempo para hesitação, são duas facas apontadas, a resposta deve ser imediata, o resultado do encontro de facas, se traduz entre a vida e a morte, mostrando de forma definitiva, sem emoção e com precisão cirúrgica, onde está o momento do Kung Fu de cada um.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário