quinta-feira, 18 de maio de 2017

Relaxar na Crise: A excelência estratégica que há em um aparente paradoxo.

Um dos significados da palavra relaxar é "diminuir a tensão". O que corriqueiramente acontece é que em momentos de crise, essa tensão aumenta. Mestre Senior Julio Camacho nos ensina que o Ving Tsun é um Sistema de Kung-Fu que favorece o desenvolvimento humano e como tal, através de sua prática nos insere em circunstâncias que aumentam nossa sensibilidade e percepção para que façamos uma leitura de cenários que nos permita atuar com mais eficiência para responder a tais
circunstâncias.

Mestre Senior Julio Camacho.




Para tal, estar relaxado, ou seja, menos tenso, é essencial para que a nossa leitura dos fatos seja mais clara, sem ser contaminada por sentimentos  que possam levar à inércia causada pelo desespero. É olhar para a crise como um cenário proporcionado para o próprio desenvolvimento da capacidade de realizar, e agir dentro de um cenário crítico, fornecendo respostas favoráveis.


Si Fu ouvindo sobre minha experiência dentro do Ving Tsun durante o convite para o Baai Si. Foto 2016.


Mestre Senior Julio Camacho nos diz que o Ving Tsun nos apresenta um cenário de crise através de combate simbólico que oferece a oportunidade de o praticante através desta experiência poder vivenciar  uma prática que nos coloca em crise constante em um cenário controlado. Essa prática nos dá a oportunidade de experimentar situações de crise como também encontrar possíveis respostas.


A prática do Chi Sao (braços aderidos) lança o praticante de Ving Tsun em um cenário onde ele precisa responder à ação do outro, que ele não controla, mas pode, através da percepção sobre o outro, desenvolver através da prática a capacidade em oferecer respostas que lhe oportunizam o controle da ação.



Thiago Pereira e Vladmir Anchieta praticando Chi Sao na casa do Si Fu. Foto 2009.


A vida é um processo dinâmico e não há fórmula mágica para conseguir fazer com que tudo dê certo sempre. Porém é exatamente nos momentos em que as coisas dão errado, que nos vemos diante da crise, que nos é oferecida a oportunidade de desenvolver nosso potencial, colocar em prática a nossa capacidade de responder à novidade que aparece, e estar relaxado para que a tensão não nos deixe obinubilados, é fundamental para uma resposta de qualidade e eficiente. O Ving Tsun nos prepara para darmos estas respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário