segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Segue o Líder!


Segue o Líder: O Slogan do meu melhor Time do Brasil na atualidade se aplica à relação Si Fu- To Dai.





Hoje o Papo Kung Fu vai conversar sobre a importância de um Si Fu na vida de um To Dai (praticante). Divido aqui um pouco da minha experiência, como Dai Ji de meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, a quem sigo, assim como também fazem, vários outros irmãos Kung Fu.
Você só consegue compreender o valor de algo novo em sua vida quando compara como ela era antes de isso acontecer. Será no confronto entre os dois, ou seja, entre o antes e o depois, que podemos dimensionar o valor da novidade que se faz presente. Seguir meu Mestre, Líder do Clã Moy Jo Lei Ou é sem dúvida algo enriquecedor. São através de seus ensinamentos e do poder transformador que tiveram em minha vida, que posso com clareza, avaliar minha evolução como praticante de Kung Fu. Divido nesta postagem, um pouco daquilo que compreendo sobre alguns de seus ensinamentos.






Si Fu orientando seus Discípulos. Núcleo Barra da Tijuca.






Zelo: meu Si Fu disse para nós certa vez que "o zelo é um amar para fora". Normalmente amamos com base naquilo que este sentimento fará por nós. Amamos esperando algo dos outros. Com o zelo ocorre ao contrário. Não é um sentimento que busca seu próprio bem estar através de uma troca, zelar é um amor que vem de dentro de você e beneficia o outro. Meu Si Fu viveu isso várias vezes, e posso citar como exemplo as vezes em que mesmo passando por momentos difíceis, nunca deixou seus To Dai sem um local para praticar, pensando sempre primeiro na Família Kung Fu.


Não estacione na porta: Meu Si Fu sempre deixa a porta aberta. Isso significa que se você quiser ir embora, pode e se quiser voltar, você também pode, só não fique parado em frente à porta, pois estará atrapalhando a passagem de outras pessoas. Esta analogia nos fala sobre a importância que há em não ser empecilho à caminhada de outros praticantes com sua indecisão.

Aprenda a zerar: Não raro nos decepcionamos na vida, seja com fatos ou pessoas. Meu Si Fu diz: "É preciso ter um bom coração e uma péssima memória".  Saber superar, é fundamental para conseguir seguir em frente, é sinal de um Kung Fu maduro.

Não dar desculpas: A dificuldade para um praticante é na realidade uma oportunidade para desenvolver seu Kung Fu. Pensar estrategicamente diante dos desafios, trabalhando pela solução, ao invés de fugir deles, alinhar o discurso à prática, não tentando enganar os outros e nem a si próprio,  são sinais de bom Kung Fu.

Aderir: Longe de significar "concordar com tudo", aderir é uma grande oportunidade para fazer da ideia de alguém, a ideia de todos. Não é inerte, ao contrário, é uma postura propositiva, onde você enriquece aquilo que foi inicialmente proposto.

Aproveitar: O próprio novo Kung Fu de meu Si Fu possui o ideograma Lei  que significa "tirar proveito". Quando aderimos, algum proveito deve ser extraído.

Aprimorar: Aquilo que se realiza não se fecha como um fim em si mesmo. É fundamental que as ações sejam revisitadas e aprimoradas.

Sigamos juntos: Para que nosso Kung Fu se desenvolva é fundamental ter Vida Kung Fu. É caminhando ao lado de seu Si Fu que o praticante desenvolve seu Kung Fu e faz desta relação um laço de união para sempre.







Presente que recebi de meu Si Fu: Escrito com alguns de seus ensinamentos.






Seguir o Líder do Clã Moy Jo Lei Ou tem sido uma experiência capaz de transformar a vida de várias pessoas. Os seus projetos de desenvolvimento dentro da Família Kung Fu, injeta em nós ânimo como desperta nossa consciência sobre o potencial que temos e que podemos desenvolver, sendo todos nós, juntos com nosso Si Fu, autores da transformação que vemos em nós mesmos. Kung Fu não se ensina, apenas se aprende. E para aprender: Segue o Líder!




Nenhum comentário:

Postar um comentário