domingo, 16 de junho de 2019

Defenda seus valores.



Convite para o meu Baai Si: Eu relatando ao Si Fu, algumas de minhas experiências de vida Kung Fu. Foto 2016.


Quando comecei a praticar Ving Tsun, carregava algumas ilusões que considero comum aos iniciantes nas Artes Marciais. Embora não fosse exatamente um iniciante por já ter praticado por um bom período outra arte marcial, posso dizer que aquele meu novo começo tinha um ineditismo no que diz respeito à forma de interpretar o combate.
Não se tratou apenas de manifestações corporais distintas, na realidade o maior movimento de mudança que o Ving Tsun me proporcionou, aconteceu internamente. E não é um processo fácil enfrentar "demônios internos", expressão que considero a mais clara para adjetivar vícios e deformações de caráter que eu carregava, e que hoje em um grau bem menor ainda carrego. No desenvolvimento do meu Kung Fu sou constantemente desafiado a enfrentá-los.
Foi neste encontro comigo mesmo que pude desnudar minha alma, ( nenhuma menção a qualquer tipo de referência religiosa) ficando mais clara a importância em defender meus reais valores, minhas virtudes, aquilo que considero mais importante para viver bem.




Eu fixando minha foto no quadro de membros, no dia em que fui aceito na Família Kung Fu. Foto 2003.




Meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, por diversas vezes mostrou-me a importância de defender valores que não raras vezes, abandonei. Cumprir aquilo que se propõe, não por teimosia, mas por um comportamento estratégico que avalia antes a possibilidade de realização, bem como a importância de dar força às próprias palavras. Compreender a hora de agir e de parar, do esforço e do descanso, afinal, o Kung Fu não é uma estrada rumo ao heroísmo, pelo contrário, é um caminho para agir com maior qualidade e menor esforço possível, é ser inteligente.
Encontramos diversas barreiras na vida, e não raro, fazemos aquilo que não queremos, vivendo de uma forma que não nos faz feliz, e não encontrando resposta para nossos desafios. Ao praticar o Ving Tsun percebi coisas em mim que ainda não havia parado para perceber, um processo ao mesmo tempo duro e enriquecedor. Pude colocar diante de mim um "espelho" onde vi coisas que gostei e outras não, e aprendi muito com isso, na verdade continuo aprendendo, mas isso não foi o principal. Foi
exatamente diante de minhas limitações, que passei a girar a lente do meu novo olhar, agora mais atento, para meus valores pessoais. Ficou mais claro sobre a importância de atender minhas necessidades, meus desejos, fossem eles imediatos ou não, e até meus sonhos, ou seja, o conjunto de valores que me fazem desenvolver, uma forma eficaz de me fortalecer como ser humano.
 Encontramos na vida diversos "vampiros ideológicos" que tentam desviar-nos daquilo que realmente nos torna pessoas melhores, e se estivermos fracos, caímos na armadilha. Com a prática do Ving Tsun  aprendi a dizer sim àquilo que é importante para mim, a dizer não quando for preciso, e a defender meus valores para fazer por mim algo que só eu posso fazer: ser feliz.




Momento de descontração no Núcleo Barra da Tijuca:: Rubia, Fernando, eu e Thales. Foto 2019.




                                                              
                                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário