domingo, 2 de junho de 2019

Alinhar o discurso à prática.






Si Fu ministrando o Seminário de Alinhamento Teórico do Programa Fundamental. Foto 2019.




Um dos maiores desafios em praticar o Ving Tsun, na minha opinião, é que ele desnuda as nossas fraquezas, nos põe frente a frente com nossos vícios mais íntimos. Diversas vezes, saí do Mo Gun me sentindo muito mal, com uma sensação de fracasso, ou como se fosse colocado diante de mim um espelho que fosse capaz de fazer ver coisas em mim que eu, não queria assumir, que simplesmente desejava ignorar, como se quisesse continuar infantil, mesmo sendo já homem adulto.
O desenvolvimento do Kung Fu em muitos aspectos é doloroso, porque te estimula a abandonar comportamentos que muitas vezes servem de fuga, e em um Mo Gun (Casa de Guerra) fugir quase sempre não é a melhor opção.
Algo muito comum que podemos perceber na maioria das pessoas é a falta de alinhamento do discurso com a prática. Quantas vezes dizemos ou ouvimos de outras pessoas, que certas ações serão realizadas e, ao final o resultado é que o que se diz, não se faz.
O primeiro nível do Sistema Ving Tsun, o Siu Nim Tau desenvolve no praticante o foco. Quando focamos em um único ponto, estamos atentos a ele, agimos em função dele. Quando desenvolvemos o foco e passamos a aproveitá-lo como uma ferramenta para tudo o que fazemos, desenvolvemos a capacidade de alinharmos nosso discurso às nossas ações. Isso é essencial para alcançarmos melhores resultados, é uma postura estratégica.




Si Fu observa a mim e a meu orientador, Si Hing Thiago Pereira, Líder da Família Moy Fat Lei, durante sua fala em minha passagem de nível para o Luk Dim Bun Gwan. Foto 2018.




Alinhar discurso e ação é, antes de tudo, respeitar a si próprio, dando às próprias palavras a força motriz para as ações, é uma forma de expressão pessoal onde o respeito por si próprio é personificado neste alinhamento. Não se trata de uma forma orgulhosa de manter a palavra a qualquer preço, ou ser teimoso e não mudar de ideia, muito pelo contrário. Quando um praticante de Kung Fu alinha seu discurso às suas ações, ele mediu antes o alcance delas, suas condicionantes e consequências, e se necessário, fará os ajustes que julgar importantes durante o processo de execução. Alinhar o discurso à ação é um trabalho de foco.





Conversando com Si Hing Fernando Xavier durante no intervalo do Seminário de Alinhamento Teórico do Curso Fundamental. Ao fundo na foto Guilherme de Farias (braços cruzados) e Cleiton Meireles. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário