domingo, 8 de novembro de 2020

Entrevista: o Kung Fu e o Mestre.


A entrevista disponível em: https://youtu.be/iJFS7RsKO0g 



"Para quem conhece o Surf, eu apresento o meu Ving Tsun,
Para  quem conhece o Ving Tsun, eu apresento o meu Surf.
 Para quem me conhece, finalmente eu apresento este livro.
E para  quem  não me conhece, este livro  me  apresenta" .

Mestre Senior Julio Camacho: in, Tao do Surf.



Na noite de quinta-feira passada, meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho foi entrevistado pelo Canal do You Tube Bubbles Podcast, onde teve a oportunidade de contar um pouco sobre sua vida e sua carreira. Na realidade esta separação de termos nem existe, afinal, ele realiza todas as suas atividades como uma expressão legítima sua própria vida. 
Morando desde o início deste ano na Flórida, está iniciando uma série de entrevistas que oferecerão a oportunidade ao público de mídias sociais terem um contato mais próximo sobre a sua leitura do Sistema Ving Tsun. 




Em clima descontraído, Si Fu foi entrevistado por: Gabriel Carvalho (ao fundo), Juliana Bitencourt e Paulo Filho.



 Paulo Filho, falou sobre ter compreendido a partir daquela entrevista, que o Kung Fu não se trata apenas de uma luta, o que até então era a sua visão sobre esta expressão de arte marcial chinesa, e este apontamento gerou a oportunidade de meu Si Fu apresentar para a audiência, presencial e on-line (via You Tube), a seguinte resposta:
"Se você tem uma arte que quase que atravessa a sua maneira de pensar e de ser, você usa aquilo o tempo inteiro". 





Paulo Filho: seus questionamentos motivaram as respostas do Si Fu contidas nesta postagem.




A luta surge o tempo todo na vida, e raramente se manifesta de forma física. Seja no trabalho, na família, enfim, em qualquer nível de atividade somos mobilizados a darmos respostas que exigem de nós competência emocional. A prática de uma Arte Marcial como o Ving Tsun que tem como característica o não uso da força, é fundamental para não "brigarmos" com acontecimentos, pelo contrário, nos apoiarmos neles, e tirarmos o melhor proveito.
Outro questionamento de Paulo Filho sobre o Ving Tsun ter sido criado por uma mulher em uma China dominada por homens, gerou da parte de meu Si Fu outra resposta que serve de chave de leitura ao que eu afirmo no parágrafo anterior:

"Até onde a gente sabe o Ving Tsun foi a única arte marcial que foi desenvolvida por uma mulher, criada por uma mulher. E essa criação se deu de um encontro dela com uma monja. Foi uma mulher que transmitiu para outra mulher e veio uma tradição de homens depois disto (...) Isto afeta diretamente o próprio movimento, o próprio Sistema, porque não pode ser uma arte marcial baseada na força (...) uma arte marcial baseada muito mais na sensibilidade, na atenção e no cuidado(...) tem uma série de características femininas que fazem do Ving Tsun uma prática ímpar, singular".



Si Fu respondendo a perguntas sobre o Kung Fu.



Este pequeno recorte feito por esta postagem, é apenas um cartão de visitas de uma entrevista de mais de duas horas. Nela meu Si Fu teve a oportunidade de falar sobre a essência da arte marcial, que é o desenvolvimento humano, premência de morte, combate simbólico, como o Kung Fu pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, e diversos outros temas, como psicologia e surf.
 A entrevista foi uma grande oportunidade de ouvir um Mestre de Ving Tsun dividindo um pouco do seu conhecimento adquirido em décadas de prática, ou como ele mesmo diz, de Vida Kung Fu. E próxima terça-feira, Si Fu concederá nova entrevista.




Si Fu concederá nova entrevista na próxima terça-feira dia 10 de novembro.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário