quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Entrevista: Si Fu e Si Mo na Flórida.

A entrevista está disponível em: https://youtu.be/Otb3zsE6otk

 

Ao falar sobre a categoria do visto de habilidade extraordinária, recebido por meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, que lhe concedeu a permissão para trabalhar e residir nos Estados Unidos, o entrevistador, Paulo Paternes assim descreveu:

"Para vocês entenderem, pessoal, o habilidade extraordinária é assim: Os Estados Unidos dizem que esse cara é tão bom que ter ele por aqui com a gente é um privilégio".

A partir desta elogiosa introdução, meu Mestre foi apresentado e teve a oportunidade de apresentar a sua visão sobre o Ving Tsun em uma excelente entrevista, que foi ao ar pelo You Tube, terça-feira passada.

Em um ambiente descontraído e amistoso, Si Fu e Si Mo (senhora Márcia Moura) contaram sobre suas experiências, de como está sendo morar desde 29 de janeiro deste ano na Florida, e sobre a oportunidade de terem o contato diário com uma nova cultura, e claro, falaram também sobre Ving Tsun.




Com muita simpatia e perguntas interessantes, o comunicador Paulo Paternes conduziu a entrevista.



Si Fu contou brevemente sobre sua história dentro das artes marciais. Seu pai era faixa preta de Jiu Jitsu, e foi lendo um dos livros de seu pai que ele viu pela primeira vez o termo Ving Tsun. A partir deste momento da entrevista, Si Fu relata alguns fatos sobre a história do Ving Tsun, sua trajetória e em seguida apresentou vários aspectos filosóficos e culturais deste Sistema de Arte Marcial que reúne várias pessoas ao redor do Mundo.





Uma bela conversa sobre o Ving Tsun e o benefício trazido através desta arte marcial chinesa.




O Kung Fu não é para lutar, é para fazer bem qualquer coisa bem, inclusive lutar. Com estas palavras, Si Fu apresenta esta arte chinesa fora do vivo estereótipo que a luta tem no imaginário popular. Foi uma  oportunidade de apresentar que o campo da marcialidade da luta, é o que envolve maior tensão. O Kung Fu leva o praticante a relaxar na crise (relaxamento não é displicência). É saber tirar proveito do desfavorável para se refinar, atuar com eficácia, ilustrou sobre o fato de que quanto mais agressivo o outro, mais ele gera oportunidade para uma conexão, podendo-se tirar proveito dela. Paulo Paternes compreendeu e comparou com a seguinte analogia:
"O empreendedor nato, quando a coisa está ruim ele ganha dinheiro, quando a coisa está boa ele também ganha dinheiro".
Si Fu deixou claro na entrevista que a arte marcial não é um fim em si mesma, mas um meio para que a pessoa se desenvolva e seja capaz de viver conforme seus valores e consiga encontrar nas mais variadas situações da vida, respostas eficazes. É perceber o proveito que há em tudo, que a diferença entre o erro e o acerto está naquilo que se retira de cada situação, do aprendizado gerado. 
Foi uma oportunidade de ouvir, aprender, e acima de tudo reafirmar aquilo que vem impresso em seu visto concedido pelos Estados Unidos: a sua habilidade extraordinária.





Programa de entrevistas que recebeu Si Fu e Si Mo na Florida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário