sábado, 16 de janeiro de 2021

Rever e reconhecer.

    


Almoço em celebração ao Aniversário do Si Fu. Copacabana/RJ. Dezembro de 2020.


"Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante,

Do que ter aquela velha opinião formada

sobre tudo"

Raul Seixas.


Quando meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho embarcou para a os Estados Unidos, lá estabelecendo residência, e onde em futuro próximo, abrigará a nossa Sede Mundial, a primeira coisa que pensei foi que precisávamos, por conta desta distância, ficarmos mais próximos ainda. 

Não, eu não estou louco, embora o que disse pareça paradoxal e uma epígrafe com letra de Raul Seixas possa me colocar na posição de uma outra música dele, como se eu fosse um maluco beleza. Na realidade é a relação estabelecida com seu Mestre que ditará, o quanto estão próximos. É que uma arte como o Ving Tsun, datada por volta de 1700, ensina o quanto é estratégico apoiarmos no potencial da situação, e fazer uso da tecnologia para através de vídeos e áudios, encurtar a distância, gera bons resultados quando bem aproveitada.



Si Fu durante Evento na Sede do Clã. Barra da Tijuca/RJ, Dezembro de 2020.



Desta forma, tive a oportunidade de estreitar a relação com meu Mestre, procurando-o por diversas vezes para falarmos sobre aquilo que estava sendo desenvolvido aqui no Brasil, como nós Discípulos vínhamos dando continuidade ao trabalho por ele iniciado e desenvolvido. Na realidade, as orientações de meu Si Fu, personificam a agulha da bússola, apontando nosso norte, mas não podíamos esquecer de que segurávamos a bússola, nossa responsabilidade também era grande. 

E no decorrer deste ano, mundialmente abalado pela Pandemia, a manifestação do Kung Fu recebido de nosso Si Fu, me fez compreender na prática uma frase de meu Si Taai Gung, o Patriarca Moy Yat: "Quando é necessário, o seu Kung Fu aparece."

E foi na busca por orientações que consegui ver meu Si Fu de uma forma que não via antes. Deixei de lado o meu jeito teimoso e "metido a saber tudo" para ouvir mais e mais de meu Mestre, tendo a oportunidade não apenas de aprender mais com ele, como também aprender mais sobre ele.

E a cada dia, aquela imagem de um Mestre de Ving Tsun Kung Fu que tem uma habilidade extraordinária,( não sou o único a dizer, o próprio visto dele para residir nos Estados Unidos confirma isto), foi dando espaço também para a imagem do ser humano que orienta, que te diz muitas vezes aquilo que você não quer ouvir, mas que é exatamente o que precisa, gerando uma aproximação mesmo na distância, favorecida pela tecnologia, mas vivenciada com o espírito marcial. 




  Embarque de Si Fu e Si Mo para os Estados Unidos. Janeiro de 2021.





Nenhum comentário:

Postar um comentário