sábado, 2 de janeiro de 2021

Mais que uma sequência de movimentos.


Si Fu fala aos presentes. Na foto sendo observado pelo Si Hing Thiago Pereira.



 Hoje foi um dia muito especial. Meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho orientou nosso estudo de Da Hung Jong. Havia uma grande expectativa, da minha parte e de alguns de meus irmãos Kung Fu para esta (uso o termo aqui por minha conta) enigmática prática.

Si Fu orientou o grupo de Discípulos ali presente falando sobre a importância deste Hung (  ) ou seja, deste vazio para que o seu Kung Fu se manifeste. Sem o boneco de madeira, o Muk Yan Jong (  樁) para dar ao praticante a referência visual e tátil, a primeira e correta sensação que me acometeu foi exatamente, a do vazio. Embora não esteja ali, é exatamente o boneco de madeira que dará o referencial, para que esta sequência realizada com as mãos livres no ar, faça sentido. E é aí que o estudo começa.

Não será uma reprodução de movimentos como executados no Muk Yan Jong, afinal não faz sentido realizá-los com base em algo que não está lá. Porém o espírito daquilo que se executa, ou seja, a camada de Kung Fu que o praticante carrega consigo, adquirida durante o estudo no boneco de madeira, será a chave de leitura para a execução dos movimentos, que agora, serão feitos no ar, no mais completo vazio.   



Eu durante a minha busca, no estudo do Da Hung Jong.



Será na experiência da busca por uma lógica que respeite o que se executou no Muk Yan Jong e não apenas o reproduza, que se revelará o quanto de Kung Fu se tem, e o quanto ele foi refinado durante a prática deste estudo que integra o primeiro nível da fase semi -estruturada do Sistema Ving Tsun.

O estudo do Da Hung Jong é um refinado trabalho de observação, onde o praticante lança uma lente de aumento sobre si mesmo, na busca por uma sequência lógica, que retrate o seu nível de compreensão sobre o Sistema Ving Tsun.

 É muito mais que uma sequência de movimentos. É um encontro com seu próprio Kung Fu.





Foto Oficial do Evento.


                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário