domingo, 5 de maio de 2019

Mo Gun: a Paz que se conquista em uma Casa de Guerra.




Mo Gun Barra da Tijuca: Si Fu e os Diretores de Núcleo Titular e Adjunto, seus Discípulos André Guerra (à direita na foto) e Guilherme de Farias.



Aprendi com meu Si Fu, Mestre Senior Júlio Camacho, que o termo Mo Gun, significa, Casa de Guerra. No estudo do Kung Fu, por diversas vezes, encontramos termos que para a visão Ocidental pode parecer algo, que na realidade não representa o que pensamento chinês atribui ao termo. Com Mo Gun, não é diferente. Uma interpretação precipitada sobre este nome, levará à uma conclusão equivocada. É preciso visitar mais de perto o sentido que o termo carrega.
Todos os seres humanos possuem suas guerras internas: medo, raiva, impaciência, falta de atenção, etc. Para as guerras internas (da relação com nosso  íntimo) e as externas, da nossa pouca habilidade em lidar com outras pessoas e com o ambiente ao nosso redor,  é oferecido um espaço onde o praticante de Ving Tsun pode, em um ambiente controlado, experimentar diversas circunstâncias que em outro lugar poderiam trazer à tona um sentimento de derrota, insatisfação, tristeza. Dentro do Mo Gun o que brota destas experiências são aprendizado e fortalecimento interno.



Fundação do Conselho de Discípulos. Foto 2016.


O que se poderia pensar sobre o termo "relaxar na crise" fora de um ambiente preparado, fora desta Casa de Guerra? Seria uma contradição de termos, por certo, porém é exatamente o que acontece para quem desenvolve seu Kung Fu dentro de um Mo Gun. Óbvio que ninguém gosta de crise, o nome já traz em si a carga daquilo que não se deseja, só masoquista pensaria o contrário. Porém, dentro de um Mo Gun, orientado por um Si Fu, e apoiado por irmãos Kung Fu, o praticante experimenta um aumento em sua zona de conforto, conseguindo cada vez mais perceber o potencial que cada situação traz, fazendo da crise uma oportunidade de crescimento, não mais um motivo para sofrer. Os problemas continuam do mesmo tamanho, mas como é você quem cresce, a capacidade que eles tinham de afetá-lo, reduz muito.




Mo Gun da Família Moy Fat Lei: Núcleo no Bairro do Méier, liderado por meu Si Hing, Mestre Qualificado Thiago Pereira (sentado ao centro).



É um erro pensar que relaxar na crise é uma espécie de inação, é exatamente o contrário. Se você estiver tranquilo, ou seja, relaxado para observar o cenário que se apresenta, a chance de você tomar uma atitude melhor, mais vantajosa, é bem maior.
 A grande maioria das pessoas não querem guerra e, confesso, que eu também não. Mas foi exatamente experimentando minhas guerras internas e externas em um ambiente controlado, em um Mo Gun, que tive condições para colocar diante de mim um espelho que reflete aquilo que sou, e gostando ou não do que vi, recebi de meu Si Fu a oportunidade de me encarar de frente, lutar minhas guerras, e aos poucos, me tornar maior que meus problemas, aumentar minha zona de conforto, e relaxar na crise.





Nenhum comentário:

Postar um comentário