quarta-feira, 8 de julho de 2020

A Flor e o Cavalo.



Foto Oficial da Mestre Senior Úrsula Lima na página da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.




Quando iniciei a prática do Ving Tsun, entre os planos das sessões personalizadas, dois apareciam com destaque: o primeiro com o nome de meu Si Fu, à época Mestre Qualificado (atualmente Senior) Julio Camacho e da Tutora Úrsula Lima.
Pelo meu histórico dentro das artes marciais, tinha a crença de que aquela tutora deveria ser uma senhora de seus 40 anos, dada à elevada qualificação que à ela era atribuída.
A Moy Yat Ving Tsun apresentava seu trabalho, o ano era de 2003, com um Curso chamado Introdutório, no qual depois de 4 sessões, o praticante decidiria se deveria ou não seguir com a prática. Eu já estava decidido na minha terceira sessão: tive um tutor de uma qualidade técnica e uma capacidade de transmissão que até então nunca havia visto em artes marciais: o nome dele é Diego Guadelupe, hoje Mestre de Ving Tsun e meu Si Sok. Mas e a sessão de número 4?
Qual não foi minha surpresa ao subir as escadas do antigo Núcleo Jacarepaguá e me deparar com uma bela jovem de seus 20 anos para ser minha tutora naquele dia. Seu nome? Úrsula Lima.
Aquela pessoa que havia virado lenda na minha imaginação como uma grande tutora de seus 40 anos era na realidade, muito mais jovem e muito mais qualificada em transmissão do que minha fantasia marcial imaginava, e realmente não passava pela minha cabeça, que alguém tão jovem, tivesse tanto Kung Fu.





Si Sok Úrsula e eu durante sua visita ao Núcleo Barra da Tijuca. Foto 2019.




Hoje passados 17 anos deste evento, a Mestre Senior Úrsula Lima tem no meu conceito um lugar de destaque na Galeria dos Grandes Nomes do Ving Tsun. Recebeu seu nome Kung Fu de meu Si Taai Gung  (Patriarca Moy Yat) e seu sobrenome Lima foi a base para a manifestação de suas características dentro da construção de sua personalidade Kung Fu. Si Sok Úrsula Lima, com a beleza da flor de lótus e a força do cavalo era agora, Moy Lin Mah.
Certa vez ela relatou um dos acontecimentos que considero um dos mais bonitos dentro do nosso Grande Clã. Patriarca Moy Yat estava em visita ao Brasil e existia um protocolo para que ninguém o tocasse. Após fazer sua reverência, e respeitando a regra estabelecia, Si Sok Úrsula Lima vê o Líder do Grande Clã Moy Yat apontando o dedo indicador para uma de suas próprias bochechas, em um sinal que indicava o pedido de um beijo.





Si Sok Úrsula Lima entre os Líderes do Grande Clã: Patriarca Moy Yat e Madame Helen Moy. 





A Mestre Senior Úrsula Lima tem uma História muito importante, de grandes contribuições dentro da Família Kung Fu de meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho. Eles são inclusive "duas vezes da mesma família" uma vez que são primos de sangue e irmãos Kung Fu.
Durante muito tempo e por mais de 10 anos, ela foi Coordenadora Geral do Núcleo Barra da Tijuca, contribuindo de forma importante e definitiva para a consolidação da Família Moy Jo Lei Ou. O que só confirma à ela, minha gratidão.



Duas vezes Família: Meu Si Fu e Si Sok Úrsula: primos sanguíneos e irmãos Kung Fu.


Em julho de 2010, foi reconhecida Mestre Qualificado pela Moy Yat Ving Tsun Martial Inteligence, com os auspícios da International MYVT Federation, sendo a primeira mulher do Clã Moy Yat Sang a receber tal honraria.
O Sistema Ving Tsun foi fundado por uma mulher, Yim Ving Tsun, que teve como Mestre uma outra mulher, a monja Ng Mui. Pelo menos três séculos separam as histórias de Si Sok Úrsula  das lendárias responsáveis por esta que é a única Arte Marcial que tem sua fundação atribuída a uma mulher.
Em 2020 celebramos a coroação dos 10 Anos da Fundação da Família Moy Lin Mah que assim como todas as Famílias do Grande Clã Moy Yat Sang, é descendente da mesma árvore genealógica, com raízes fundadas no trabalho e dedicação do introdutor da Moy Yat Ving Tsun Martial Inteligence no Brasil, Grão Mestre Leo Imamura. E ele, assim como no exemplo histórico da Fundação deste sistema de Kung Fu, preparou uma mulher para se tornar Mestre de Ving Tsun.




Mestre Úrsula Lima recebe seu Jiu Paai das mãos dos Líderes do Clã Moy Yat Sang: Grão Mestre Leo Imamura e Senhora Vanise Imamura.





Esposa de Ricardo e mãe de Rebeca, representa muito bem o empoderamento feminino e sem precisar levantar qualquer tipo bandeira, atuando em todos os seus papéis e atendendo todas as demandas que as mulheres modernas são cobradas com todos os seus papéis bem definidos e resolvidos, dedicada à família e sendo uma Profissional de Kung Fu de grande sucesso, com carreira internacional, tendo seu trabalho sido apresentado também em Portugal.




Foto Família: O marido Ricardo e sua filha Rebeca.





É uma História muito rica e muito longa para que um Blog tenha a pretensão de tentar chegar perto de relatar o tamanho do brilho que ela tem. Mas a minha gratidão por Mestre Úrsula Lima, por tudo que ela representa e por tudo que ela fez, faz e fará por esta Arte que nos uniu como Família, me autorizam a registrar nesta postagem, que dedico à ela algo muito maior que uma homenagem.
DEDICO MEU APLAUSO!




Cerimônia da Família Moy Lin Mah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário