segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ubuntu do Kung Fu



Celebração dos 49 anos do Mestre Senior Julio Camacho.




A postagem de hoje não vai falar sobre o famoso sistema operacional construído a partir do núcleo Linux, pelo menos não diretamente, porque na realidade oferecer um sistema que qualquer pessoa possa usar, seja de que nacionalidade for, nível de conhecimento ou até limitação física, é algo que aponta diretamente para o primitivo o significado da palavra ubuntu.
 De origem sul africana não tem uma tradução literal e pode ser compreendida como "humanidade para com os outros", ou como ficou mais conhecida: "sou o que sou graças ao que somos".






Fraternidade zulu: sou graças ao que somos.








Há duas semanas passadas, mais exatamente em uma sexta feira, meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho nos disse: "eu prefiro que meus Discípulos fiquem famosos. Só quero ser reconhecido como o Si Fu de vocês".
A relação de humanidade que se extrai desta frase dita por meu Mestre me fez lembrar deste  ensinamento ancestral da tribo zulu sul africana. Ser através do outro é uma manifestação daquilo que é construído a partir da essência relacional, e do que ambos representam um para o outro.
Você não representa bem a quem não conhece, não expressa valores com honestidade se também não acredita neles, e não é reconhecido como parte do outro, quando se fecha em si mesmo. Por esta razão, o desenvolvimento do Kung Fu na Família Moy Jo Lei Ou é provido através da Vida Kung Fu, que é a construção de uma relação com seu Si Fu, e por extensão com seus irmãos Kung Fu. E neste último "grau de parentesco", há mais uma indicação do quanto a relação Si-To é base de todo este processo, porque afinal  só tenho irmãos Kung Fu, por ter sido, assim como eles, aceito por meu Si Fu.






Kung Fu: escrito gentilmente para esta postagem pelo meu Si Hing Thiago Pereira. 





Irmanados através da figura do Mestre, uma Família Kung Fu é a reunião de pessoas de origens, pensamentos, defeitos e qualidades diferentes, com um ponto em comum: todos tem o mesmo Si Fu.
Se pensarmos em termos de comparação, de como é difícil conviver em certos grupos sociais, alguns  deles com comportamentos que apontam para a competição, individualismo, para uma "humanidade desumana". E fazermos parte de um microcosmo, onde com a batuta de nosso Si Fu, podemos buscar ser a "orquestra que toca junto" é uma oportunidade que nos permite viver fora do círculo férreo da competição desenfreada onde a fraternidade humana é asfixiada.
 E sim, desafinamos de vez em quando, afinal de contas estamos em uma Casa de Guerra (Mo Gun) e a crise é um nossos materiais de estudo, porém a diferença reside no fato de que tudo é aproveitado para o aprendizado. Em Kung Fu a importância do acertar ou errar é medida pelo quanto se aprende com isso, e com este espírito a Família Moy Jo Lei Ou caminha.
Um Discípulo segue seu Si Fu e testemunha sua obra. A frase daquela sexta feira é para mim a súmula do comportamento discipular: não que eu tenha por ambição ser famoso, mas que meu Si Fu possa ser reconhecido através de alguma contribuição positiva vinda de mim.
E assim como no ubuntu, eu serei, graças ao que somos.




Si Fu e eu em seu escritório no Núcleo Barra da Tijuca.






Nenhum comentário:

Postar um comentário