quarta-feira, 17 de março de 2021

Memória Ancestral: O Passado que ilumina o Futuro.


Si Fu faz reverência aos Ancestrais. A memória viva na tradição do Sistema Ving Tsun.



 "A memória é a vida sempre carregada

por grupos vivos e, nesse sentido,

está em permanente evolução."

Eric Hobsbawn.


O meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, Líder do Clã Moy Jo Lei Ou, sempre nos alertou sobre a importância de empregarmos as palavras em seu sentido real. Muitas vezes ouvimos que algumas delas  são ditas fora do seu léxico, como se novos sentidos surgissem ao alvedrio de quem diz, esvaziando seu real significado, e contribuindo com um preconceito para com a palavra, por atribuir a ela, sentido que ela não tem.

Em nosso Clã, valorizamos a nossa tradição de gerações de Mestres, e não se trata de um olhar no retrovisor, porque na realidade é um olhar em perpétuo moto, que se renova e viceja através dos To Dai (alunos) a cada momento em que a listagem tradicional do Sistema Ving Tsun é transmitida. 

E por esta razão, a palavra tradição, não se limita à algo que vem do passado, pois seu sentido é o de entrega, e a cada vez que entregamos um saber, ele sempre se renova através daquele que  o recebeu. 



Si Fu e Si Gung: Duas gerações de Mestres do Sistema Ving Tsun.


Cultivar a tradição dentro de um Sistema de Arte Marcial não é estar preso ao passado, mas se alimentar com ele, tirando proveito daquilo que ele pode oferecer para beneficiar o presente e apontar para o futuro. Os desafios sempre existiram na História humana, e as experiências não existem para serem reproduzidas, mas podermos aprender com elas e aperfeiçoarmos nossas respostas, nos apoiando  naquilo que temos, e ao invés de paralisarmos, fazermos o nosso melhor a cada momento, da forma possível. Com o atual panorama mundial, por exemplo, que exige o afastamento social, fazemos uso da internet para trocarmos experiências, e continuarmos praticando. E isso é uma resposta com Kung Fu, que olha para o cenário e não se coloca como refém, mas retira dele a resposta para atuar.



Si Fu em reunião com as Lideranças do Clã Moy Jo Lei Ou.




A tradição é um processo impulsionado pela troca de conhecimento. Aquele que transmite, aprende e se aperfeiçoa a cada vez que divide o seu saber, exatamente por ser provocado pelas interrogações de seus tutorados. Aqueles que recebem e devolvem conhecimento através de seus questionamentos, movem o refinamento constante de todo este cenário. O que apenas reafirma ser a tradição, um processo vivo de desenvolvimento humano baseado na troca de experiências, em uma cinética que faz desta entrega um palco onde todos atuam.    



Si Fu caminha com Si Taai Gung. Vida Kung Fu personificando a tradição.







Nenhum comentário:

Postar um comentário