terça-feira, 9 de março de 2021

Mulheres que cantam a Primavera.

 

Yim Ving Tsun e Si Sok Úrsula Lima: passado e presente unidas através do legado de um Sistema de Kung Fu.


"Nas duas faces de Eva

A Bela e a Fera

Um certo sorriso de quem nada quer

Sexo frágil não foge à luta."

(Rita Lee - Cor de Rosa choque).


Nas mais diversas áreas do saber humano, mulheres notáveis deram a sua contribuição para o progresso da Humanidade. Emprestaram sua sensibilidade e conhecimento, contribuindo com seu talento para a evolução das mais diversas Sociedades. 

Trago nesta postagem um pouco da História de duas grandes mulheres que marcaram para sempre seu nome no Sistema de Kung Fu que eu, e milhares de pessoas ao redor do mundo se dedicam à prática. A primeira delas inclusive, empresta o próprio nome ao Sistema: Ving Tsun.

O nome Yim Ving Tsun pode ser traduzido como: "cantar eternamente a primavera". É como se chamava a fundadora do Sistema, uma jovem que em determinado momento de sua vida estava sendo forçada a casar-se um com vilão que aterrorizava o lugarejo onde morava. Parecia que o destino desta jovem seria cruelmente traçado, vitimando-a a um casamento infeliz, imposto por uma usurpação forçada pelo machismo. 

Acontece que a jovem conheceu Ng Mui, uma Monja que havia escapado do incêndio do Monastério que habitava. Dela recebeu o conhecimento, que mais tarde, veio a organizar em um Sistema. De posse deste conhecimento, desafiou o vilão para uma luta, e se ele vencesse, ela se casaria com ele. 

Yim Ving Tsun de fato venceu porque não se casou com ele, e quanto à luta, ela pode nem ter acontecido, afinal desafiar publicamente o vilão para uma luta com aquele objetivo aponta para pelo menos dois cenários: o primeiro é que ele foi envergonhado publicamente, afinal, só conseguiria casar-se com ela se lutasse. O segundo é que se perdesse, seria derrotado por uma mulher, vergonhoso para uma sociedade machista como a chinesa por volta de 1700. 

Depois destes episódios, Yim Ving Tsun se casaria com Leung Bok To, transmitindo a ele seu conhecimento. Em sua homenagem batizou o Sistema de Kung Fu transmitido a ele por sua mulher, de Ving Tusn. 



Ving Tsun gravado em madeira: Presente que recebi de minha Si Sok, Mestre Senior Úrsula Lima no ano de 2003.



Mestre Úrsula Lima é irmã Kung Fu de meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, o que faz dela minha Si Sok (tia Kung Fu). Ela tem uma longa história de colaboração com a Família Kung Fu de meu Mestre, tendo sido Coordenadora Geral do Núcleo Barra da Tijuca por mais de 10 anos.

Em julho de 2010, foi reconhecida Mestre Qualificado pela Moy Yat Ving Tsun Martial Inteligence, com os auspícios da International MYVT Federation, sendo a primeira mulher do Clã Moy Yat Sang a receber tal honraria.

A minha Si Sok é uma referência dentro do Sistema Ving Tsun, por sua alta qualificação técnica, sua liderança e determinação. Comemorou em julho do ano passado 10 Anos de Inauguração de sua Família Kung Fu, desenvolvendo seu trabalho no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, bem como iniciou uma carreira internacional tendo transmitido também em Portugal. 

Alguns séculos separam as histórias de Yim Ving Tsun e Mestre Senior Úrsula Lima, porém através do legado de uma tradição de Mestres, com a transmissão pura e legítima do Sistema, elas se encontram em essência, e por ter bebido da mesma fonte de conhecimento, hoje é possível que se possa receber a transmissão diretamente através de uma mulher, Mestre da mesma arte, e pertencente à linhagem direta da fundadora. 

 


Meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho e Si Sok, Mestre Senior Úrsula Lima. Primos de sangue, e décadas como irmãos Kung Fu.


O Ving Tsun é um Sistema de Kung Fu essencialmente feminino, negando a usurpação através da força, apoiando-se no que é oferecido pelo oponente para alcançar a vitória. É antes de tudo uma atitude inteligente que observa o cenário e se apoia nele.

 E através de grandes mestres, de todas as épocas, de Yim Ving Tsun à Úrsula Lima, é que se confirma por séculos, ser a personificação da essência feminina, o que move esta bela arte.  



Mestre Senior Úrsula Lima: Família Moy Lin Mah e convidados, com a presença do Mestre Senior Ricardo Queiroz.









 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário