domingo, 14 de julho de 2019

Sobre experiências.




 Si Fu, Roberto Viana, Thales Cabral e Pedro Ivo. Núcleo Barra da Tijuca 2019.



Certa vez, meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, disse para mim: "Roberto, não há experiência boa ou ruim. O que há é a experiência e o que você consegue extrair dela".
  A vida é um processo dinâmico, e como tal, nos apresenta diversos cenários os quais teremos momentos felizes e outros não. A questão que levanto aqui é a de como um praticante de Kung Fu reage, não quando tudo parece tranquilo, mas quando tudo parece dar errado.
Desde quando iniciei a prática de Ving Tsun ouço a máxima "relaxar na crise", e embora fosse corretamente transmitido o termo, a medida em que o tempo passa e o Kung Fu amadurece, esta assertiva vai ganhando contornos cada vez mais detalhados.
Observando pelo lado mais duro, aquele onde as coisas parecem sempre dar errado, é preciso avaliar qual a participação que temos para que elas assim ocorram. Um praticante de Kung Fu não deve perder seu tempo colocando-se na posição de vítima, ou culpar os outros por seus infortúnios. Sei por experiência própria o quanto isto é difícil assumir esta postura e ao mesmo tempo o ganho que esta consciência traz como posicionamento diante de crises.
Diferente de uma inação, relaxar em momentos difíceis ajuda a pensar melhor sobre qual saída encontrar. Diante do volume de problemas, por mais que isso entristeça qualquer ser humano normal, ficar sempre triste por conta deles pode se transformar em um vício perigoso, conduzindo até a um estado depressivo.


Eu durante intervalo de prática. Núcleo Barra da Tijuca, ano 2018.





O conjunto de pressões impostas à todos na sociedade moderna, requer que o indivíduo desenvolva a capacidade de resposta em tempo e forma adequadas. Não cabe falar em experiência boa ou ruim, não perde-se tempo com isso. O que há é a vida acontecendo e o que se pode extrair de ensinamento daquilo que se vive.
E para ajudar o praticante a encontrar suas respostas com base em seus valores, é que o Sistema Ving Tsun promove Vida Kung Fu. Apresentando os mais variados cenários de crise ao praticante, este tem a oportunidade de, em um ambiente controlado, e orientado por seu Si Fu,  encontrar respostas para situações em que, talvez sozinho e sem orientação, respondesse de forma não muito favorável ou até, nem encontrasse uma resposta. Na Vida Kung Fu, com a vivência de cenários, adquirimos um repertório para uma melhor reflexão sobre nossas experiências, e como extrair o melhor possível, de cada uma delas.




Si Fu orientando seus Discípulos durante Seminário de Alinhamento Teórico do Programa Fundamental. Foto 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário