domingo, 28 de julho de 2019

Poder Pessoal


Si Fu orientando seus Discípulos. Núcleo Barra da Tijuca.




A tomada de consciência do praticante de Ving Tsun sobre sua destinação natural leva-o a reconhecer  a sua vocação e perceber que ela é a sua manifestação legítima. Este processo de auto conhecimento eleva a percepção, expandindo o seu olhar cuidadoso para além de seus interesses particulares, alcançando aos que estão à sua volta com uma percepção cuidadosa, que no Ving Tsun chamamos de zelo. Este processo conduz a uma aptidão conhecida como poder pessoal.
A força que atua para a eficácia do poder pessoal está nas coisas e não no praticante. Ela ocorre dentro de uma espontaneidade, uma tendência que se manifesta. É nesta manifestação que o praticante atua, favorecido pelo potencial que a situação oferece, florescendo seu poder pessoal.





Relatando minha experiência à época, quando entrei na Família Kung Fu. Ao meu lado me observando, meu Si Hing e orientador à época, Fernando Xavier.




Meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho sempre nos orienta a aderirmos as proposições uns dos outros, na medida em que uma ideia se transforme na ideia de todos, onde a abertura para o outro seja capaz de gerar benefício para todos. Por isso é uma perda de tempo para o praticante de Ving Tsun buscar sucesso pessoal dentro do meio marcial em detrimento do benefício dos que com ele praticam. É exatamente o contrário que assegura o triunfo do praticante, ou seja, ele se desenvolverá mais e mais a partir do momento que naturalmente participa do maior número possível de eventos promovidos em prol de todos, pois estará conduzindo e sendo conduzido por fatores favoráveis à sua transformação.
O poder pessoal decorre de um processo natural, as situações se apresentam e ele aflora por via de consequência. E os cenários que se apresentam, dos mais variados, tornam possível o efeito ser verdadeiro. Enfim, agindo com zelo, o praticante de Ving Tsun desenvolve a aptidão de saber como deixar advir o efeito desejado, ou seja, o seu poder pessoal.





Eu em momento de intervalo de prática no Núcleo Barra da Tijuca. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário