terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Não seja dummy.

Si Fu orientando a prática de hoje.


 Meu Si Taai Gung, o Patriarca Moy Yat, dizia que quando praticamos com o boneco de madeira, o Muk Yan Jong (樁) um dos dois, o praticante ou o boneco será o dummy (idiota). Afinal, ou você controla o boneco com o refinamento do seu Kung Fu, ou você "apanha" dele o tempo todo. 

Durante nossa prática de hoje, meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho, nos disse que no Nível Superior Final, Baat Jaam Do ( 刀)ambos os praticantes correm o risco de fazerem este papel.

Isto porque o grau de atenção e respeito ao ponto de encontro com o movimento do oponente deve levar  em consideração que agora o que está em jogo é o encontro de duas armas. A premência de morte, um dos princípios trabalhados durante todo o Sistema Ving Tsun, encontra neste Nível, sua expressão mais direta, mais visível, uma vez que a arma é um instrumento de morte. 

Eu vejo o Baat Jaam Do como uma possibilidade de enfrentar muitas das minhas limitações em um cenário que me obriga ser atento e preciso, é uma experiência muito rica e transformadora.

Orientado por meu Si Fu, praticando e aperfeiçoando cada movimento, estou certo de que conseguirei a cada dia, gerar mais e mais benefício para mim, e sendo um homem de Kung Fu, afastarei a possibilidade de ser um "dummy" não apenas na prática do Ving Tsun, mas em qualquer área na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário