quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Um Golpe, uma Morte.




Sessão de terça à noite. Si Fu orienta seus Discípulos do Nível Superior Final.





Quantas oportunidades são perdidas na vida, pela falta de compromisso com a excelência na execução daquilo que fazemos? Quantas vezes precisamos repetir movimentos por falta de monitoramento, de uma atenção cuidadosa? 
Eu resolvi fazer um teste comigo, para conseguir ser capaz de responder a estas perguntas. Passei a guardar meus objetos sempre em um mesmo lugar: a chave do carro, um livro, etc. Embora seja uma atitude extremamente simples, notei a diferença que dá para quando eu não fazia isso, e como esta era uma entre as várias formas de externar a minha falta de compromisso com a qualidade e precisão nas minhas ações.




Eu portando o Ving Tsun Do. Foto: Núcleo Ipanema.  


O sucesso ou o fracasso são gerados por nossas atitudes diante de tudo, e se não sou preciso nos gestos mais simples, sofrerei consequências maiores sem dúvida, quando o meu posicionamento for testado em circunstâncias mais complexas. 
Não é necessário ser mais inteligente ou mais habilidoso do que a maioria dos seres humanos para ser alguém bem sucedido na vida, mas existe um ponto que é essencial: o de como eu me posiciono diante daquilo que preciso executar. 
O Kung Fu fala de dedicação em busca da excelência, afinal ser um homem de Kung Fu não é ser um homem comum. E quando digo não ser comum, não me refiro aqui a alguém que seja superior a quem quer que seja, mas sobre alguém que através de seu posicionamento diante da vida, consegue dar uma diferença, um ponto positivo capaz de ser notado por todos à sua volta.
Mas onde encontramos esta precisão a ponto de que este diferencial seja uma expressão pura, uma síntese de nós mesmos?




Si Fu em uma transmissão do Nível Superior Final com seu Discípulo Rodrigo Moreira, observado por seus Discípulos, André Almeida, Roberto Viana e Leonardo Reis (da esquerda para a direita). 


O Nível Baat Jaam Do, deixa claro ao praticante qual a consequência de se ter falta de precisão na execução de seus movimentos. O cenário, é você apontando duas facas para alguém que aponta uma outra arma (pode ser igualmente duas facas) na sua direção. Neste cenário de Combate simbólico, fica evidente a alusão de que você só precisa de um golpe, para matar ou morrer. 
Ao posicionar-se diante da vida tendo como referência um cenário assim, eleva-se o grau de atenção e compromisso com a execução daquilo que se faz, percebe-se com mais clareza as circunstâncias que se apresentam, sem julgá-las como positivas ou negativas, são apenas oportunidades de aprendizado.
Não há tempo para reclamar ou "culpar a vida", o tempo vai passando, tudo vai acontecendo e você deve ser ativo no processo se aproveitando dele, e não reativo por conta daquilo que acontece, como se fosse uma vítima daquilo que o circunda.
Percebe-se melhor a morte como a sequência de algo que tem início meio e fim, e não apenas um processo biológico onde as funções vitais falecem. Porém é exatamente quando esta finitude que a vida tem, é apresentada através de uma prática como esta do Nível Superior Final do Sistema Ving Tsun, se mostrando tão perceptível, aflora-se a importância que há na execução precisa daquilo que se faz na vida. Apresenta ao praticante tudo aquilo que morre por sua falta de compromisso e precisão, seja na defesa de seus valores, seja na defesa de seus sonhos. 
Um único golpe preciso pode fechar um processo e matar algo que nos incomoda, assim como a falta dele pode nos perpetuar acorrentados naquilo que nos faz mal, por não termos a coragem de matar isso em nós. 
Um golpe mal executado pode ser um aprendizado para refinarmos nossa precisão para a próxima, como também pode gerar uma perda de oportunidade que jamais se repita. São cenários extremos que exigem atenção e objetividade.
Meu Si Fu nos transmite tudo isso. Com duas facas nas mãos.  



    
Si Fu transmite sessão do Nível Superior Final, com seu Discípulo Guilherme de Farias, observado pelos Discípulos, Leonardo Reis, Pedro Corrêa e Cláudio Teixeira (ao fundo, da esquerda para a direita). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário