domingo, 28 de fevereiro de 2021

Aproximar e afastar.

Si Fu fala aos presentes durante Colóquio.


 Na noite de quinta feira passada, meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho coordenou mais um Encontro on-line com a Família Moy Jo Lei Ou. Desta vez foi realizado um Colóquio, e seguindo o formato, a liberdade dos temas propostos gerou perguntas sobre diversos temas, os quais Si Fu comentou um a um.

Esta postagem se refere a um deles: sobre um dos aprendizados que retiramos da prática com o boneco de madeira, o Muk Yan Jong (樁)sobre aproximar e afastar. 

O boneco de madeira não se desloca,  e embora exista um certo "jogo" que auxilie o aprendizado, ele não anda, e por não sair do lugar, obriga ao praticante executar certos movimentos em função do boneco, ou seja, só é executado por causa dele.

Trazendo essa necessidade também para as relações humanas, podemos pensar o quanto muitas vezes precisamos compensar com a nossa ação, por causa da incapacidade do outro. A prática com o boneco de madeira, quando nos aproximamos, afastamos, angulamos, nos mostra o quanto a excelência é alcançada nos mais diversos cenários, exatamente quando consideramos o outro, em seus limites e potenciais.

É uma experiência reveladora, mostra muito sobre o quanto se aprende ao se respeitar e dividir uma experiência com quem "sabe menos". O praticante que não respeita o boneco, um ser inanimado, um tronco de madeira suspenso, se torna o "bobo da história" não conseguindo extrair proveito do grande potencial deste estudo. 

A relação com o boneco é um bom laboratório para refinarmos as nossas relações por toda a vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário